Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia

Regulamento

O Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia é um curso avançado da SPR que adota uma modalidade híbrida de ensino, que se caracteriza por mesclar atividades teóricas à distância (online) com aulas práticas baseadas em estudos de caso e discussões com especialistas.

1.1. Objetivos

O Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia tem como objetivo levar ao aluno informação relevante e atualizada de temas cotidianos e também complexos sobre procedimentos intervencionistas no sistema musculoesquelético guiados por ultrassonografia, preparando e dando confiança ao aluno para uma melhor prática diária.

1.2. Recursos técnicos e pedagógicos

O Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia é composto dos seguintes recursos técnicos e pedagógicos:

• Videoaulas: aulas gravadas por professores convidados pela SPR, de acordo com o programa elaborado pelos coordenadores de cada módulo.

• Comunidades: espaço virtual coletivo de comunicação assíncrona, onde os alunos são estimulados a discutir os temas relacionados ao módulo, podendo dirimir dúvidas sobre os tópicos estudados com os tutores do módulo.

• Atividade de tutoria: será desempenhada por especialistas na área estudada em cada módulo, com disponibilidade para atender os alunos nas comunidades temáticas.

• Avaliação: ao final de cada módulo, o aluno é submetido a uma avaliação, com questões objetivas relacionadas ao conteúdo estudado.

1.3. Programa

O programa do Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia é dividido em dois módulos: Módulo Teórico, ministrado na modalidade “à distância”, por meio de videoaulas disponibilizadas na Área do Aluno do site da SPR (www.spr.org.br); e Módulo Prático, realizado presencialmente em data e local pré-definidos e divulgados pela SPR.

1.3.1. Módulo Teórico

Composto de 9 aulas teóricas que abordam os principais temas avançados da Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia. Os temas das aulas são:

• Princípios Básicos de Procedimentos Percutâneos Guiados por Ultrassonografia: Infiltrações, Técnica, Medicações Utilizadas, Materiais (tipos de agulha)

• Infiltração Articular Terapêutica por Ultrassonografia

• Infiltração Periarticular Terapêutica Guiada por Ultrassonografia

• Princípios de Punção para Artro RM Guiada por Ultrassonografia

• Biópsias do Sistema Musculoesquelético Guiadas por Ultrassonografia

• Tratamento da Tendinopatia Calcificada Guiada por Ultrassonografia

•Injeção Muscular de Neurotoxina e Neurólise Química: Procedimentos Guiados por Ultrassonografia

• Barbotagem - Conceitos, Evidência Científica, Controvérsia, Prós e Contras de Cada Técnica

• Experiência com Ortobiológicos na Medicina Esportiva (PRP, EPI, Células Mesenquimais, etc.)

1.3.2. Módulo Prático

O Módulo Prático é uma atividade presencial, que acontecerá no dia 25 de agosto de 2024, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, SP. Nessa atividade presencial, o aluno poderá realizar exercícios práticos de intervenção guiada por ultrassonografia, utilizando phantoms, simulando situações reais da prática clínica..

Essa atividade tem o objetivo de fazer com que o aluno consolide o aprendizado obtido com o Módulo Teórico.

Uma eventual mudança na data de realização dessa atividade será divulgada no site da SPR (www.spr.org.br).

1.4. Avaliação

A avaliação é parte integrante do Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia. Ao assistir todas as aulas do Módulo Teórico, o aluno é submetido a uma avaliação com questões objetivas relacionadas ao conteúdo estudado. Para ser aprovado na avaliação e receber o certificado de aprovação, o aluno deve alcançar a nota maior ou igual a 75.

O aluno possui duas tentativas, com 90 minutos de duração, para realização da avaliação. O aluno pode interromper a execução da avaliação a qualquer momento, fechando a janela do navegador, e retomá-la posteriormente do ponto exato onde foi feita a interrupção.

1.4.1. Prazo para realizar a avaliação

A avaliação final do curso deverá ser realizada até o dia 9 de dezembro de 2024 (23h59, horário de Brasília) - data de encerramento do curso, previamente anunciada no site da SPR (www.spr.org.br). Após essa data, o acesso à avaliação, assim como às aulas, será interrompido.
As inscrições no Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia são restritas a membros da SPR que estejam em dia com sua anuidade.

Os prazos e valores de inscrição serão previamente divulgados pela SPR em seu site (www.spr.org.br) e demais canais de comunicação institucionais.

As inscrições devem ser feitas pelo site da SPR (www.spr.org.br).

Após a efetivação do pagamento da inscrição, o acesso ao curso será liberado ao aluno inscrito, em sua Área do Aluno, em um prazo de até três dias úteis.

2.1. Considerações:

 As vagas para o Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia são limitadas. Em caso de preenchimento total das vagas, o sistema de inscrição será encerrado, mesmo que o período de inscrição anunciado não tenha sido concluído, e os alunos interessados deverão aguardar a abertura de novas turmas para inscrição.

A inscrição é pessoal e intransferível.

2.2. Solicitação de cancelamento da inscrição

Caso deseje cancelar sua inscrição no Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia, o aluno deverá enviar um e-mail para sprdigital@spr.org.br solicitando o cancelamento. As solicitações de cancelamento serão atendidas nas seguintes condições:

Quando o aluno não tiver iniciado o curso:

1) Solicitações de cancelamento de inscrição feitas em até sete dias após a data de inscrição no curso, o valor pago pela inscrição será restituído em 100%;

2) Solicitações de cancelamento de inscrição feitas do oitavo dia em diante, contado da data de inscrição no curso e dentro do período de vigência do curso, conforme publicado em "Programação" na página do Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia, no site da SPR, o valor pago pela inscrição será restituído em 90%, sendo retidos 10% do valor pago à título de cobertura de despesas administrativas.

Quando o aluno já tiver iniciado o curso:

1) O curso será considerado como "iniciado" a partir do momento em que o aluno clicar no link de visualização de uma ou mais videoaulas em sua Área do Aluno ou quando ele cursar o Módulo Prático;

2) Solicitações de cancelamento de inscrição de alunos que já tenham iniciado o curso, terão a restituição do valor pago pela inscrição em 90%, sendo retidos 10% do valor pago à título de cobertura de despesas administrativas;

3) Após a visualização de 30% ou mais das aulas online programadas ou depois de ter cursado o Módulo Prático ou após o encerramento do período de vigência do curso, conforme publicado em "Programação" na página do Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia, no site da SPR, a solicitação de cancelamento não será aceita.

2.5. Certificados

Há dois tipos de certificados que podem ser recebidos pelos alunos que cursarem o Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia, os quais estão descritos a seguir:

1) Certificado de Aprovação do Módulo Teórico: Será conferido ao aluno que for aprovado com nota maior ou igual a 75 na avaliação do Módulo Teórico. O certificado será disponibilizado em formato digital (pdf), na Área do Aluno (www.sprdigital.spr.org.br)

2) Certificado de Conclusão do Módulo Prático: Será conferido ao aluno que participar do Módulo Prático. Alunos que abandonarem a sala de aula do Módulo Prático antes do encerramento das atividades não receberão o certificado. O certificado será disponibilizado em formato digital (pdf), no site da SPR (www.spr.org.br).

2.6. Data de início e encerramento do curso

A data de início do Módulo Teórico, a data do Módulo Prático, assim como a data de encerramento do curso estão publicadas na página “Programação” do Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia, no site da SPR (www.spr.org.br).

Os alunos terão acesso às aulas do Módulo Teórico no período anunciado no site da SPR. Após a data de encerramento do curso, o acesso ao seu conteúdo será interrompido.
O acesso ao curso deve ser feito por meio da Área do Aluno do site da SPR (https://sprdigital.spr.org.br/) ou por meio do aplicativo Moodle para smartphones, disponível para download na Google Play e na App Store.
As Comunidades são espaços cujo objetivo é complementar o processo ensino-aprendizagem do Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia, por meio de um ambiente colaborativo onde os alunos podem discutir entre si e com os tutores do módulo os temas abordados nas aulas. É um espaço para troca de conhecimento e informação, além de um canal para contato direto com os tutores a fim de esclarecer dúvidas sobre os tópicos estudados.

Por ser um canal de cunho estritamente educativo, é expressamente proibida a publicação de anúncios publicitários ou qualquer outro conteúdo que não tenha relação com o curso ou com a SPR. Aqueles que desrespeitarem essa norma terão a conduta julgada pelas instâncias cabíveis.
Caso o aluno tenha qualquer dificuldade técnica relativa ao curso ou à Área do Aluno, ele poderá enviar uma mensagem para o e-mail sprdigital@spr.org.br ou pelo WhatsApp (11) 97171-3359, que será atendido o mais breve possível por um analista da SPR.

O horário de atendimento da SPR é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados, quando não há expediente.
O Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia é uma iniciativa da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) que visa o benefício coletivo de seus membros associados, e a reprodução fraudulenta de seu conteúdo é expressamente proibida, podendo o infrator sofrer sanções previstas no artigo 19º do Estatuto da SPR e no Título VII, capítulo II, da lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, além das sanções penais cabíveis.