8. A instituição selecionada deverá preparar um caso clínico, em formato PowerPoint, utilizando o template padrão do 10º Encontro de Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR, que está disponível para
download pelo link. 9. Os slides da apresentação do caso devem seguir a seguinte formatação:
Slide 1. Nome do Serviço e responsáveis + coordenador. NOME DO APRESENTADOR. Deve também conter a informação do sistema predominante do caso clínico apresentado. Exemplo: Caso de Pediatria; Caso de Urogenital; Caso de Musculoesquelético; etc.
Slide 2. História Clínica objetiva incluindo os dados necessários para o encaminhamento da apresentação.
Slide 3. Exames e outras informações subsidiárias relevantes. Por exemplo, endoscopia, antecedentes, imagem de achados (lesão cutânea, avaliação da cavidade oral etc.). Usar somente este slide ou distribuir com o slide 2.
Slide 4 (sequência sugerida de até CINCO slides). Apresentação do caso. Mostrar as imagens dirigidas para o caso, podendo incluir clipes/vídeo. Este momento é que deve concentrar o interesse didático e informativo da discussão. Deve conter as imagens que permitam uma conclusão razoável do debatedor. Não ultrapassar cinco slides.
Slide 5. Deve conter somente a palavra “CONCLUSÃO”. Neste ponto o debatedor do caso faz sua ponderação final.
Slide 6. Contém o diagnóstico final e como foi obtido. Por exemplo: biópsia percutânea, cirurgia, evolução clínica e tratamento, etc.
Slide 7. Imagens opcionais que possam reforçar a conclusão: foto da peça e/ou dado da literatura e/ou dado que apoie o resultado. Não é necessário que se adicionem referências bibliográficas ou se apresente a doença ou síndrome em sua plenitude. Lembre-se que não deve apresentar uma aula, pois só tem dez minutos no total. Se forem incluídas outras informações devem estar somente neste slide.
Slide 8/Slide Final. MENSAGEM FINAL. Refere-se ao “Take home message”. Informar de maneira clara e sucinta, usando poucas linhas ou numerando, o que se deve guardar deste caso. Qual informação importante que este caso trouxe? Qual o seu ensinamento fundamental ou quais os ensinamentos que devemos guardar ou relembrar desta apresentação?
IMPORTANTE: Trata-se de uma mensagem didática desta apresentação e não um quadro de tudo que esta anormalidade pode exibir. Quanto mais sucinto, maior o seu impacto didático, sendo recomendável que contenha apenas de uma a três frases.
10. O residente/aperfeiçoando terá até sete minutos para finalização do caso, aí incluídas a discussão e demais comentários da plateia. O moderador interromperá a apresentação quando esgotado este tempo ou antes, se alguém citar o diagnóstico. É importante que o residente apresentador avise logo que o diagnóstico for citado. Recomenda-se que o residente/aperfeiçoando prepare seu caso para um tempo máximo de sete minutos.
11. Durante a apresentação do caso pelo residente/aperfeiçoando, o moderador da sessão levará a discussão do caso à audiência, que poderá apontar o diagnóstico ou diagnósticos diferenciais do caso, bem como outros comentários do moderador.
12. Assim que o diagnóstico correto for mencionado, a discussão poderá ser interrompida pelo moderador e o residente/aperfeiçoando concluir a sua apresentação.