Grupo de Estudos de Imagem Quantitativa e Inteligência Artificial da SPR (GIQIA)

Sobre o GIQIA

O Grupo de Estudos de Imagem Quantitativa e Inteligência Artificial da SPR (GIQIA) é coordenado pelo Dr. Edson Amaro Jr. - Professor do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina – USP -, Dr. Felipe Barjud Pereira do Nascimento - Médico neurorradiologista do Departamento de Imagem do Hospital Israelita Albert Einstein - e Dr. Felipe Campos Kitamura - Superintendente de Inovação Aplicada e IA na DASA, Médico Neurorradiologista e Doutor pela Escola Paulista de Medicina (EPM-UNIFESP, Co-chair do subcomitê de educação em Machine Learning da SIIM e Membro do comitê de Machine Learning do RSNA.

"O conceito desse trabalho começou em 2014; tivemos o apoio especialmente do Dr. Daniel Sullivan, que foi presidente da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), e que agora preside um grupo chamado Quantitative Imaging Biomarker Alliance (QIBA). Em 2015, parte dos dados do QIBA apresentados no RSNA já continha dados do Brasil e, este ano, começamos um projeto aqui, já atendendo todas as exigências de um projeto QIBA. Ou seja, o Giq já começa com um modelo forte para, na prática, aprender e experimentar os conceitos de imagem quantitativa", explica Dr. Edson, sobre o início do grupo.

O GIQIA discute projetos de trabalhos, de pesquisas e resultados de pesquisas. E apesar de não estar centrado em casos, como ocorre nos demais Grupos de Estudos da SPR, certamente utilizará exemplos da rotina para ilustrar os conceitos de imagem quantitativa – e, portanto, os casos serão discutidos no âmbito dela: "O foco, no entanto, é destrincharmos projetos que envolvam análises de imagens radiológicas multicêntricas, além de buscarmos a difusão do conceito de imagem quantitativa", afirma.

O grupo é aberto e espera contar com a multidisciplinaridade, inclusive com a participação de profissionais como físicos e engenheiros, seguindo a linha do QIBA. "O QIBA é uma aliança que reúne a indústria, as áreas de aplicação de imagem, a radiologia, a engenharia e a física, que se juntaram para identificar como extrair o melhor dos equipamentos que temos hoje em dia e como desenvolver dados comparativos", diz Dr. Edson. Dessa forma, as questões a abordar poderão envolver as diversas áreas da radiologia – é transversal, e deve interagir com demais grupos. Trata-se, para ele, de um modelo desafiador, que deve se organizar a partir dos encontros com os radiologistas.

Em 2024, as reuniões dos Grupos de Estudos da SPR permanecerão exclusivamente online. Confira o calendário de Transmissões Via Web e participe!

*A SPR disponibilizará certificado de participação das reuniões dos Grupos de Estudos e Clube Roentgen somente aos membros SPR. Para que seja possível produzir esse certificado, é necessário que os participantes preencham seus dados corretamente no formulário de cadastro de cada transmissão.